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Coordenadora:
Profa. Bruna Franchetto (PPGAS, Museu Nacional, UFRJ)
Professores:
Oiara
Bonilla (doutora em Antropologia Social e Etnologia, EHESS, França; Pós-doutoranda
em Antropologia Social, PPGAS, Museu Nacional, UFRJ)
Bruno
Nogueira Guimarães (mestre em Antropologia Social, PPGAS, Museu Nacional, UFRJ;
doutorando em Antropologia Social, PPGAS, MN, UFRJ)
Karen
Shiratori (mestre em Antropologia Social, PPGAS, Museu Nacional, UFRJ;
doutoranda em Antropologia Social, PPGAS, MN, UFRJ)
Datas: 22/05
a 05/07
Local: Auditório
do Horto - Quinta da Boa Vista
Quartas-feiras
das 14h às 17hs.
O curso procurará traçar um quadro das referências históricas, antropológicas e jurídicas fundamentais para a compreensão dos povos indígenas no Brasil, aliando-o ao debate sobre como se dá a discussão contemporânea a respeito do passado, presente e futuro desses grupos. Para tanto, o curso será apresentará um panorama etnológico da diversidade das populações indígenas e utilizará material produzido tanto por antropólogos como pelos próprios índios. Também será buscado um diálogo com casos de recente destaque na imprensa nacional e internacional, com o objetivo de cotejar o senso comum sobre as questões que envolvem os povos indígenas com as descrições e análises desenvolvidas no campo da Antropologia, da etnologia ameríndia e da História.
OBJETIVO
Difundir conhecimentos sobre os povos indígenas por meio da capacitação de professores da rede pública e particular, além de interessados em geral, possibilitando o aprendizado de aspectos da história e da cultura indígenas, e sua relação com debates brasileiros contemporâneos, relativos à política e a economia.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
As sessões serão compostas de aulas expositivas acerca dos temas previstos, com grande parte dedicada ao debate entre os alunos, com participação dos professores. Outros especialistas e estudiosos da área serão convidados ao longo de curso para discutirem com a turma temas específicos, referentes a cada aula. Membros de comunidades indígenas também serão convidados a participar de variadas sessões. A leitura da bibliografia sugerida neste programa é desejada, porém não obrigatória. O material de leitura será complementado durante o curso.
PÚBLICO-ALVO
Professores (universitários e do ensino médio e básico), estudantes universitários, jornalistas, advogados, pesquisadores e público em geral, interessados no debate sobre as questões indígenas. Pretendendo-se introdutório, este curso não se destina especificamente a alunos de graduação e pós-graduação em antropologia.
PROGRAMA
BLOCO 1 -
"Quebrando o preconceito": quem são os índios no Brasil
O primeiro
bloco trabalhará algumas informações básicas a respeito dos povos indígenas
(demografia, variedade linguística, localização geográfica), visando
desconstruir o "índio genérico" presente na grande imprensa e no
imaginário popular para preparar os estudantes para os blocos seguintes. Será
apresentada uma breve história do contato entre a população autóctone das Américas
e sua relação com os colonizadores europeus ao longo dos séculos, tratando dos
temas das missões, das guerras (entre indígenas e colonizadores e indígenas
entre si), dos genocídios e epidemias, da ocupação do território brasileiro e
da criação dos órgãos indigenistas no Brasil República (SPI e FUNAI).
BLOCO 2 -
Breve panorama da diversidade indígena hoje: línguas, regiões e cultura
Seguindo a
proposta de avançar nas discussões sobre a diversidade sócio-cultural existente
em solo brasileiro, e se distanciando da caracterização genérica dos povos indígenas,
o segundo bloco elabora um painel etnográfico acerca de alguns grupos específicos,
tratando dos principais temas presentes na bibliografia especializada,
concernentes a estas populações: seu modo de vida, como elaboram seu
parentesco, noção de família e organização social, suas relações econômicas e
ecológicas, dentre outros. Não há a pretensão de tratar extensivamente das
variadas populações ameríndias e sim de exemplificarmos as diferenças, especialmente
as culturais e linguísticas, que coexistem no Brasil, permitindo que os alunos
aprofundem sua reflexão a partir do conhecimento da diversidade indígena.
BLOCO 3 - Os
contatos com os não-indígenas: reconhecimentos, lutas e megaempreendimentos
Passando das
caracterizações das populações indígenas para o seu contato com os não-indígenas,
as três sessões deste bloco irão se deter nos temas do preconceito contra os
povos ameríndios e de seu tratamento marginalizado pelo poder público (histórica
e hodiernamente); na legislação, tratados internacionais e luta pelas terras
tradicionais; e nos megaempreendimentos, políticas públicas e atuações privadas
que ameaçam o modo de vida e a soberania destes povos. Este terceiro bloco será
montado tanto com o material acadêmico-científico pertinente como com excertos
de publicações da imprensa brasileira e internacional.
ENCERRAMENTO
- Ouvindo os índios.
A sessão
final será dedicada à situação atual indígena, a partir do diálogo com membros
de comunidades indígenas convidados para a aula. A produção indígena de livros
e filmes, suas parcerias com órgãos do Estado, empresas e organizações não-governamentais,
suas reivindicações atuais e os desafios que se colocam no horizonte dos povos
indígenas que vivem no Brasil serão enfocados a fim de pensarmos as
perspectivas das populações ameríndias.
Em breve
disponibilizaremos uma bibliografia.
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