sábado, 11 de maio de 2013

Curso de extensão no Museu Nacional




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Coordenadora: Profa. Bruna Franchetto (PPGAS, Museu Nacional, UFRJ)

Professores: 
 
Oiara Bonilla (doutora em Antropologia Social e Etnologia, EHESS, França; Pós-doutoranda em Antropologia Social, PPGAS, Museu Nacional, UFRJ)

Bruno Nogueira Guimarães (mestre em Antropologia Social, PPGAS, Museu Nacional, UFRJ; doutorando em Antropologia Social, PPGAS, MN, UFRJ)

Karen Shiratori (mestre em Antropologia Social, PPGAS, Museu Nacional, UFRJ; doutoranda em Antropologia Social, PPGAS, MN, UFRJ)


Datas: 22/05 a 05/07
Local: Auditório do Horto - Quinta da Boa Vista
Quartas-feiras das 14h às 17hs.  

O curso procurará traçar um quadro das referências históricas, antropológicas e jurídicas fundamentais para a compreensão dos povos indígenas no Brasil, aliando-o ao debate sobre como se dá a discussão contemporânea a respeito do passado, presente e futuro desses grupos. Para tanto, o curso será apresentará um panorama etnológico da diversidade das populações indígenas e utilizará material produzido tanto por antropólogos como pelos próprios índios. Também será buscado um diálogo com casos de recente destaque na imprensa nacional e internacional, com o objetivo de cotejar o senso comum sobre as questões que envolvem os povos indígenas com as descrições e análises desenvolvidas no campo da Antropologia, da etnologia ameríndia e da História.

OBJETIVO

Difundir conhecimentos sobre os povos indígenas por meio da capacitação de professores da rede pública e particular, além de interessados em geral, possibilitando o aprendizado de aspectos da história e da cultura indígenas, e sua relação com debates brasileiros contemporâneos, relativos à política e a economia.

ORGANIZAÇÃO DO CURSO

As sessões serão compostas de aulas expositivas acerca dos temas previstos, com grande parte dedicada ao debate entre os alunos, com participação dos professores. Outros especialistas e estudiosos da área serão convidados ao longo de curso para discutirem com a turma temas específicos, referentes a cada aula. Membros de comunidades indígenas também serão convidados a participar de variadas sessões. A leitura da bibliografia sugerida neste programa é desejada, porém não obrigatória. O material de leitura será complementado durante o curso.

PÚBLICO-ALVO

Professores (universitários e do ensino médio e básico), estudantes universitários, jornalistas, advogados, pesquisadores e público em geral, interessados no debate sobre as questões indígenas. Pretendendo-se introdutório, este curso não se destina especificamente a alunos de graduação e pós-graduação em antropologia.

PROGRAMA

BLOCO 1 - "Quebrando o preconceito": quem são os índios no Brasil

O primeiro bloco trabalhará algumas informações básicas a respeito dos povos indígenas (demografia, variedade linguística, localização geográfica), visando desconstruir o "índio genérico" presente na grande imprensa e no imaginário popular para preparar os estudantes para os blocos seguintes. Será apresentada uma breve história do contato entre a população autóctone das Américas e sua relação com os colonizadores europeus ao longo dos séculos, tratando dos temas das missões, das guerras (entre indígenas e colonizadores e indígenas entre si), dos genocídios e epidemias, da ocupação do território brasileiro e da criação dos órgãos indigenistas no Brasil República (SPI e FUNAI).


BLOCO 2 - Breve panorama da diversidade indígena hoje: línguas, regiões e cultura

Seguindo a proposta de avançar nas discussões sobre a diversidade sócio-cultural existente em solo brasileiro, e se distanciando da caracterização genérica dos povos indígenas, o segundo bloco elabora um painel etnográfico acerca de alguns grupos específicos, tratando dos principais temas presentes na bibliografia especializada, concernentes a estas populações: seu modo de vida, como elaboram seu parentesco, noção de família e organização social, suas relações econômicas e ecológicas, dentre outros. Não há a pretensão de tratar extensivamente das variadas populações ameríndias e sim de exemplificarmos as diferenças, especialmente as culturais e linguísticas, que coexistem no Brasil, permitindo que os alunos aprofundem sua reflexão a partir do conhecimento da diversidade indígena.


BLOCO 3 - Os contatos com os não-indígenas: reconhecimentos, lutas e megaempreendimentos

Passando das caracterizações das populações indígenas para o seu contato com os não-indígenas, as três sessões deste bloco irão se deter nos temas do preconceito contra os povos ameríndios e de seu tratamento marginalizado pelo poder público (histórica e hodiernamente); na legislação, tratados internacionais e luta pelas terras tradicionais; e nos megaempreendimentos, políticas públicas e atuações privadas que ameaçam o modo de vida e a soberania destes povos. Este terceiro bloco será montado tanto com o material acadêmico-científico pertinente como com excertos de publicações da imprensa brasileira e internacional.


ENCERRAMENTO - Ouvindo os índios.

A sessão final será dedicada à situação atual indígena, a partir do diálogo com membros de comunidades indígenas convidados para a aula. A produção indígena de livros e filmes, suas parcerias com órgãos do Estado, empresas e organizações não-governamentais, suas reivindicações atuais e os desafios que se colocam no horizonte dos povos indígenas que vivem no Brasil serão enfocados a fim de pensarmos as perspectivas das populações ameríndias.

Em breve disponibilizaremos uma bibliografia.



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