segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sugestões de Filmes

Prezadas e prezados participantes,

abaixo, enviamos nossa sugestão de filmes, para complementar o estudo de vocês. São filmes que tratam de modo diverso de variados aspectos da vida dos índios no Brasil.

Os Kuikuro se apresentam (Coletivo Kuikuro de Cinema e Vídeo nas Aldeias): este é o curta que foi utilizado na primeira sessão de nosso curso, produzido por membros do Coletivo Kuikuro de Cinema junto ao Vídeo nas Aldeias.

Corumbiara: um filme produzido por Vincent Carelli sobre o massacre de Corumbiara. Altamente recomendado e em diálogo direto com tudo o que foi discutido em nossa primeira sessão.

Das crianças Ikpeng para o mundo: média metragem voltado para o público infantil. No canal existe uma versão dublada em português, além do original falado no léxico nativo com legendas.

Nós e a Cidade: curta metragem em que os Guarani-Mbya, no sul do país, narram seu relacionamento com os não-indígenas através da venda de artesanato e retratam um pouco dos preconceitos vivenciados na relação com os brancos.

Alguns dos filmes acima foram produzidos pelo Vídeo nas Aldeias. Sugerimos a todos que acessem a página e conheçam um pouco de filmes desenvolvidos por realizadores indígenas, com os mais diversos povos do país. Será uma oportunidade de atentar não apenas para os pontos explícitos no roteiro como também para a diversidade sócio-linguística que será tema de nossos próximos encontros.

Futuramente indicaremos outros vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário