Temos o prazer de convidá-los a assistir o filme As Hiper Mulheres, dirigido por Carlos Fausto, Takumã Kuikuro e Leonardo Sette, realizado em parceria com o Vídeo nas Aldeias.
O filme anuncia a morte de uma anciã Kuikuro, que deseja cantar mais uma vez antes de falecer: enfatizando o lugar das músicas e das festas no cotidiano da aldeia, o filme aborda a importância da transmissão do conhecimento entre gerações, a memorização das músicas e sua complexidade, além de oferecer uma abordagem dos rituais da aldeia na perspectiva tanto dos homens como das mulheres.
Conquistou prêmios nos festivais de Gramado, Brasília e tem recebido muitos elogios da crítica: O Globo Rio Show, Revista de Cinema, Cineweb, dentre outros. Contudo, por ser um filme de pequeno orçamento, tem dificuldades em arcar com sua ampla distribuição e manutenção nos cinemas das grandes cidades, dependendo exclusivamente de sua bilheteria (e, por este motivo, recomendamos que quem desejar assistir vá o quanto antes, evitando que ele seja tirado de cartaz e ajudando a mantê-lo por mais tempo). Lançado na última semana, ele está disponível no Cine Estação Botafogo.
O longa-metragem ajuda a compor o bloco de sessões destinados à diversidade linguística e cultural que estamos trabalhando no Curso.
Bônus - bastidores de As Hiper-Mulheres:
Nenhum comentário:
Postar um comentário