terça-feira, 11 de junho de 2013

Bibliografia complementar

Caros colegas,

abaixo, indicação de um pequeno apanhado bibliográfico que pode auxiliar aqueles que se interessaram por temas discutidos nas aulas sobre o sudoeste amazônico, em especial a família linguística Arawá, o povo Paumari e o histórico da colonização recente da região. Sugestões da professora Oiara Bonilla:

Para começar aconselho uma leitura sobre os acontecimentos recentes, o texto da Eliane Brum.

E um filme antigo, que fala exatamente dos problemas atuais, Terra de Índio

Sobre os grupos Arawá aconselho a leitura dos verbetes sobre os diferentes povos dos quais conversamos, na Enciclopédia dos Povos Indígenas do ISA. Esses verbetes são uma ótima introdução ao conhecimento etnográfico desses povos. No final de cada verbete há uma bibliografia extensa dos trabalhos sobre cada povo.

Sobre o contexto histórico e socioeconômico do Purus e Juruá aconselho a obra organizada por Manuela Carneiro da Cunha e Mauro Almeida, Enciclopédia dos Povos da Floresta, publicada pela Companhia das Letras e o livro de Kroemer (que é mais difícil de achar, está esgotado) e o livro organizado por Gilton Mendes (UFAM) em 2011, Album Purus.

Para aprofundar etnografias, existem trabalhos disponíveis na web como os artigos sobre os Paumari que podem ser baixados diretamente daqui: https://sites.google.com/site/oiarabonilla/etnografia-paumari/artigos-em-revistas, mas também uma ótima dissertação de mestrado, de Flávio Gordon sobre os Kulina e a organização social Arawá (http://funaialtopurus.files.wordpress.com/2013/04/gordon-2006-os-kulina-do-sudoeste-amazc3b4nico.pdf). A dissertação tese de Larissa Menendez, da PUC de São Paulo, trata da relação entre a arte paumari e a cosmologia. O trabalho está disponível on line :
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12521

BONILLA, Oiara. 2005. "Cosmologia e organização social dos Paumari do Médio Purus (Amazonas)".
Revista de Estudos e Pesquisa. Fundação Nacional do Índio, vol 2 (1):pp 7-60.

BONILLA, Oiara. 2005. "O bom patrão e o inimigo voraz: predação e comércio na cosmologia Paumari".
Mana, vol.11, n.1: pp. 41-66.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela e ALMEIDA, Mauro Barbosa de (orgs.). 2002. Enciclopédia da Floresta: o Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Cia. das Letras. 735 pp.

KROEMER, Günter. Cuxiuara - o Purus dos indígenas : Ensaio etno-histórico e etnográfico sobre os índios do médio Purus. São Paulo : Loyola, 1985.

MENDES, Gilton (org.). 2011. Album Purus. Manaus: EDUA.

MENENDEZ, Larissa. 2011.  A alma vestida: estudo sobre a cestaria paumari. Tese de doutoramento. PUC/São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário