segunda-feira, 10 de junho de 2013

Indicação de sites: Povos Indígenas no Brasil e Etnolinguística

Pessoal,

indicamos dois ótimos sites que podem servir de referência àqueles que desejam desenvolver um pouco mais seu conhecimento sobre a diversidade social, cultural e linguística dos povos indígenas (no Brasil e no restante das Américas).

O primeiro é o sítio do Instituto Sócio-Ambiental. O ISA possui o portal Povos Indígenas no Brasil, que permite ao leitor fácil navegação por diferentes grupos, com sumários de sua história, sua relação com os brancos, seus princípios de organização social, sua demografia, aspectos linguísticos, localização de suas aldeias e situação de suas terras, além de dispor de muitas imagens. Para o não-especialista, que deseja conhecer aos poucos a enorme variedade de povos vivendo no território brasileiro, é o melhor endereço online.

O segundo é o etnolinguística. Como o nome indica, o endereço é voltado para o estudo das línguas indígenas (e não apenas as faladas por habitantes do Brasil, como de todo o continente). Com um desenho simples, o "etnolinguística" permite ao seu visitante um conhecimento aprofundado da produção contemporânea (mas não apenas) da linguística. Para aqueles que possuem interesse em línguas indígenas, a compilação de informações, artigos e teses que o sítio oferece deve ser de grande valor.

Uma última dica fica para aqueles que possuem contato com o público infantil, sejam parentes, amigos ou alunos. O Povos Indígenas no Brasil, mencionado acima, desenvolveu o Povos Indígenas no Brasil MIRIM! Com vários textos voltados para crianças de variadas idades e reunindo jogos, o PiB Mirim é uma ferramenta importante para auxiliar na construção de uma educação que contemple a diversidade sócio-cultural desde cedo. Sugerimos a todos uma visita ao sítio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário